"Borderline é um termo em inglês que quer dizer fronteiriço, limítrofe, e que denomina o transtorno de pessoas que vivem exatamente assim: no limite de suas emoções" - Ana Beatriz Barbosa Silva, médica pós-graduada em psiquiatria e escritora.

24 de agosto de 2014

PSICANÁLISE E MARXISMO/Ruben Osborn. Tradução de Waltensir Dutra. Zahar. - Rio de Janeiro. 1966.

O autor nos anos sessenta referenciava-se às teorias de Freud e Marx ainda dominando àquela época. Ultrapassou meio século e ainda ‘continua a estimular a pesquisa e o pensamento em muitos setores de indagação’. Deposita uma importância tal a esses teóricos que chega a afirmar não crer ‘que possamos começar a compreender nosso mundo moderno sem saber o que disseram esses dois grandes homens’. Um viu o ‘homem como sujeito a forças irracionais que deformam a vida’. Forças determinadas pelo econômico sobre o social que explodem no político. Para este, a história é o registro dos conflitos e rivalidades de classes. Para o outro, ‘a irracionalidade do homem nasce da persistência de modos de pensar e sentir infantis na vida adulta’. A história é o registro dos conflitos e rivalidades entre o Ego e o Inconsciente. Embora um trate do social e o outro do emocional caminham na mesma estrada, onde o mundo social exterior acaba provocando o mundo interior da vida psicológica.  

20 de agosto de 2014

Nós, Borderlines/ Helena Polac, depoimentos compilados por Roberta Beline Maran. Joinvile-SC. Clube de Autores. S/D.

Este é o terceiro livro da professora, tradutora e escritora Helena Polak sobre o tema Transtorno de Personalidade Limítrofe ou Borderline, agora sugerida uma nova nomenclatura, Transtorno de Regulação Emocional. O primeiro, Sensibilidade a flor da pele, na apresentação a autora define: o livro aborda as características do transtorno, possíveis causas e tratamentos, emoções e dúvidas frequentes, atitudes que podem ser eficazes, dificuldades encontradas em situações mais extras, e recursos para melhorar a convivência através de maior compreensão e compaixão. Um livro direcionado a familiares e cuidadores de pessoas com o transtorno. O segundo livro, Alta Sensibilidade Emocional - novas perspectivas - direcionado ao border com o objetivo de contribuir para proporcionar mais segurança e tranquilidade às pessoas em busca de respostas, incentivando-as a procurar o suporte familiar e/ou profissional tão essencial para sua recuperação. Neste, é transcrito parte considerável do trabalho do livro anterior até mesmo pela necessidade de quem está tendo acesso a ele sem ter lido o primeiro. Nós, borderlines completa até então a trilogia sobre o assunto através de depoimentos de pessoas que sofrem do Transtorno de Personalidade Borderline. Experiências extraordinárias através de textos e poemas.

10 de agosto de 2014

O ALCOOLISMO/Ronaldo Laranjeira e Ilana Pinsky. 9ª edição - ~São Paulo: Contexto, 2012.

O Alcoolismo é um livro escrito por uma das maiores autoridades nesta área o médico psiquiátrico PhD pela Universidade de Londres, Ronaldo Laranjeira, em parceria com a psicóloga Ilana Pinsky e faz parte da 'Coleção Conhecer e Enfrentar', publicada pela Editora Contexto. Asseveram que 10% da população brasileira é dependente do álcool. Questionamentos como 'Quais os limites entre beber socialmente e ser alcoolista?' 'Quais os caminhos para se enfrentar o problema?' 'Que políticas públicas poderiam ser lapidadas em nosso país'? Também discutem os mitos e verdades sobre o alcoolismo. Um livro destinado a todos. indistintamente! Desde utilizado nas escolas, como referencial de cursos sobre o tema, ao usuário socialmente ou dependente, familiares e, principalmente, autoridades. É uma questão que atinge toda a sociedade em suas classes sociais. Interessante que além de conceituar o alcoolismo dedicam também sobre os efeitos das bebidas alcoólicas, prevenção do alcoolismo e o tratamento do alcoolismo. Alcoolismo que tem deixado sua marca através de problemas físicos, psicológicos e sociais.